Bom, você talvez seja novo demais para saber, mas pelos meados da década de 90, houve um gênero de games que era extremamente popular, que era chamado de point-and-click (“aponte  e clique”). Como o nome indica, a ideia dos jogos desse gênero é justamente essa, apontar e clicar onde você quer que o personagem vá, para investigar e interagir com objetos e pessoas. Alguns exemplos clássicos daquela época são os jogos da série Monkey Island, Maniac Mansion, Sam & Max (a LucasArts era uma das melhores nesse tipo de jogo).

Day of the Tentacle, um dos melhores point-and-click da época.
Day of the Tentacle, um dos melhores point-and-click da época.

Aliás, se você conhece a Ayumi Tachibana, então você deve ter uma noção do gênero, já que a série à qual ela pertence, Famicom Tantei Club, era mais ou menos nesse estilo.

Até hoje Ayumi Tachibana nunca aprendeu a falar em inglês...
Até hoje Ayumi Tachibana nunca aprendeu a falar em inglês…

Enfim, depois de um tempo – principalmente com a chegada dos jogos em 3D – o gênero saiu de moda e quase que ficou extinto. Há alguns anos, contudo, algumas desenvolvedoras – principalmente indies - têm ressuscitado este gênero para a era moderna e entre elas está a TellTale. Inclusive, eles começaram ressuscitando justamente séries clássicas do gênero com jogos como Tales of Monkey Island e Sam & Max. Com o sucesso destas, eles começaram a se aventurar em franquias de gêneros bem diferentes, como Walking Dead, Game of Thrones, Minecraft, Batman… mas sempre aplicando a fórmula do point-and-click. Nestes jogos, a ação é mais investigativa, geralmente com itens para encontrar e guardar para usar no momento certo, puzzles para resolver e muitos personagens com quem conversar. Em alguns de seus jogos, eles até implementaram algumas partes de ação propriamente dita, mas a jogabilidade geralmente se resume a quick time events (aqueles momentos em que você deve rapidamente pressionar um determinado botão na hora certa para executar alguma ação). Como estes jogos sempre tem um grande foco na história e personagens, eles sempre são lançados no formato de episódios, como se fossem séries de TV interativas. Infelizmente, apesar dos jogos da TellTale terem tido muito sucesso no começo, a qualidade parece ter decaído com o tempo e muitos reclamam que há pouca inovação, todos os jogos parecendo repetitivos, apenas usando franquias diferentes.

A TellTale tem trabalhado com nomes de peso da atualidade... vamos torcer pra que consigam se recuperar.
A TellTale tem trabalhado com nomes de peso da atualidade… vamos torcer pra que consigam se recuperar.

Agora, quem sabe, com este ressurgimento dos jogos point-and-click, será que a Nintendo não se anima a fazer um reboot da série Famicom Tantei Club e finalmente levá-la para fora do Japão? xD

Pedra
Fofocas diversas

É porque o ser humano só aparenta ser evoluído, mas no fundo ainda é movido pelo instinto de sobrevivência e individualismo, querendo tudo para si, sem se importar no mal que causa aos outros para isso. Felizmente há muitas pessoas no mundo que de fato são mais evoluídas e pensam no bem comum, no bem do planeta e da natureza, mas o problema é que justamente pela natureza violenta e sem escrúpulos, os humanos mais primitivos acabam sendo maioria nas posições mais altas de hierarquia.

Mas não, o ser humano está longe de ser evoluído. Evoluído mesmo aqui, só EU mesmo. #PedraParaPresidenteDoUniverso

Pedra
Fofocas diversas

Olha, o DS tem uma biblioteca de excelentes jogos que certamente vale a pena jogar. Contudo, vale lembrar que o 3DS tem retrocompatibilidade com cartuchos de DS. Portanto, eu recomendaria você esperar mais um pouco e voltar a juntar essa diferença que você precisa para o 3DS, porque assim você poderá jogar tanto os jogos de DS quanto de 3DS.

Pedra
3DSDS

Dá sim, mas você tem que fazer uma manobra. Para ganhar as moedas, você deve alterar o país da sua conta do My Nintendo (pelo navegador) para África, comprar o jogo e vincular novamente à sua conta original americana. Daí você receberá as moedas.

Pedra
eShopMy NintendoNintendo Switch

Bom, depende das suas preferências. Se você quiser experimentar a série no ápice da sua evolução, então parta de uma vez para os últimos jogos da série, que estão sendo lançados neste momento, Ultra Sun/Ultra Moon. São os jogos mais novos da sétima geração e possuem histórias desvinculadas do Sun/Moon originais, então não é necessário ter jogado esses primeiros para poder curtir os novos.

Agora, se você tem um gosto mais retrô e quer experimentar como a série era nos seus primórdios – para quem sabe depois ir escalando para os mais novos – então você pode optar pelos originais Red/Blue/Yellow ou os da segunda geração, Gold/Silver todos disponíveis no Virtual Console do 3DS.

Pedra
3DSPokémon

Não, o Qbby não foi lançado fora do Japão e existem mais alguns que são exclusivos de lá sim, pelo menos por enquanto. No Japão, o jogo Monster Hunter Stories (3DS) recebeu uma coleção de 6 belos amiibos com personagens do jogo. Apesar do jogo já ter sido lançado no ocidente em setembro deste ano, ainda nada foi dito a respeito dos amiibo, então é bem possível que eles continuem como uma exclusividade do Japão… ainda bem que pelo menos os amiibo não possuem trava de região, então é possível exportá-los.

Os amiibo de Monster Hunter são muito bonitos, será uma pena se não forem lançados fora do Japão...
Os amiibo de Monster Hunter são muito bonitos, será uma pena se não forem lançados fora do Japão…
Pedra
3DSamiiboMonster Hunter

Coitado do nosso amigo ouriço azulão, não consegue ter muita sorte com jogos 3D não é? E o mais triste é que o ciclo parece ser sempre o mesmo: um anúncio de um novo jogo 3D do Sonic cria uma enorme expectativa e esperança de que este sim vai ser bom, mas no fim o jogo acaba sendo uma grande bagunça, com algumas partes boas (geralmente as partes 2D xD), muitas partes ruins, câmera péssima e repleto de bugs. Infelizmente, o mais novo Sonic Forces parece que seguiu exatamente esse mesmo destino. Contudo, há um par de jogos 3D do Sonic que a maioria considera como bons, e estes são Sonic Colors (Wii) e Sonic Generations (PS3/Xbox 360).

MAS, eu acho que depois de ver as imagens abaixo, podemos dizer com toda certeza que o melhor jogo 3D do Sonic é

supermarioodyssey-scrn-preview-004-1505912247995_1280w

dnrbxqlvaaazwuj-30ff1

mario

mario_2

Super Mario Odyssey!!! xD

Pedra
Sonic

única vantagem da versão de 3DS é ser mais barata. E mesmo assim, as desvantagens não compensam essa diferença de preço, pode ter certeza. A versão de 3DS tem gráficos bem inferiores, menos frames por segundo, menos inimigos (para ficar menos pesado) e não tem modo multiplayer. E diferente do que era o caso do Hyrule Warriors no 3DS/Wii U, desta vez o 3DS nem sequer tem a vantagem de ser portátil, já que o Switch também é. A única situação em que eu recomendaria comprar a versão de 3DS é para alguém que não tem o Switch e não pretende comprar tão cedo. Se você tem ambos consoles, opte pela versão de Switch, sem pensar duas vezes.

Pedra
3DSFire EmblemNintendo Switch

A pedra mística responde à máscara e fala com você… Mas suas palavras são ouvidas em segredo…