Arquivo da categoria: Earthbound

Bom, como você deve saber, o nunca lançado Earthbound 64 acabou se tornando o Mother 3, do GBA e, na verdade, dizem que pouca coisa mudou de uma versão para outra – além das óbvias alterações gráficas, é claro. Mas, de fato, dizem que a versão original do jogo era mais sombria, especialmente o final. Isto quem disse foi o próprio criador da série, o tio Shigesato Itoi. Contudo, ele se conteve a dizer a apenas isso, de que a primeira idealização dele era a de um jogo com um final mais sombrio. Como ele não disse mais nada além disso, tudo o demais é fruto de especulações, fofocas e também de algumas teorias baseadas em sprites não usados, encontrados escondidos no jogo. Essas teorias de como seria o final variam bastante, desde a morte de vários dos personagens principais até outras mais extremas como o Claus ou o próprio Lucas se tornando maus. A verdadeira resposta, contudo, está apenas na cabeça do tio Itoi…

E pra quem não conhece, ou não se lembra, deixo aqui o trailer pré-histórico de Earthbound 64. Preparem-se para ficar impressionados com os “belíssimos” gráficos! xD

Pedra
EarthboundGame Boy AdvanceNintendo 64

Ora, se o jogo original Mother foi chamado de EarthBound Beginnings no ocidente e Mother 2 foi chamado de EarthBound, não vejo porque Mother 3 também não levaria o nome EarthBound em uma possível (cruzem os dedos!) versão ocidental. Acho que o problema maior seria o complemento, já que a série ignorou a contagem original dos nomes em japonês. Será que eles vão continuar com uma numeração diferente – Mother 3 passando a ser EarthBound 2 – ou será que eles vão achar melhor não usar números para não causar confusão e complementar o título com outra palavra, do mesmo jeito que fizeram com EarthBound Beginnings? Acho que esta segunda opção seria a melhor, já que esse negócio de ter numeração diferente em cada região só dá dor de cabeça e confusão (vide a série Final Fantasy). Então deixo a pergunta: qual seria um bom nome ocidental para Mother 3?

Pedra
Earthbound

Olha, tudo parece indicar que sim, pois estão correndo muitas fofocas de fontes extremamente confiáveis. Dizem que a versão ocidental finalmente será lançada para comemorar os 10 anos do jogo original, que será no dia 20 de abril deste ano. Mas lembre-se que ainda não houve nenhum pronunciamento oficial da Nintendo sobre esse assunto, então por mais verdade que pareça ser, melhor guardar a empolgação até que isso aconteça de fato.

Pedra
Earthbound

O jogo fan made Mother 4 ainda não foi lançado, mas o projeto ainda está em andamento. Você pode acompanhá-lo pelo site oficial, onde você também pode se inscrever para ser notificado assim que ele for lançado. Vale lembrar que este é um jogo totalmente fan made, ou seja, não é um jogo oficial da Nintendo e não tem nenhuma relação com esta. Motivo pelo qual, aliás, a Nintendo pode optar por “matar” a qualquer momento… esperamos que isso não aconteça!

Pedra
Earthbound

Realmente, apesar de ser fanmade, o projeto Mother 4 está parecendo tão bem feito que tem toda a cara de ser um jogo oficial da série. Quando é que ele vai estar disponível, contudo, é um grande mistério, já que nem mesmo na página oficial isso é informado. Entretanto, há postagens recentes na sessão “blog” do site, então pelo menos podemos ficar tranquilos de que o projeto continua em andamento. Por esse site você também pode se cadastrar para ser notificado quando o jogo for finalmente lançado.

Pedra
Earthbound

Peppa, é você disfarçada de rã cinza, não é?!? ¬¬”

Em todo caso, obrigado por complementar a minha sábia resposta… sim, ao que perguntou sobre as façanhas de Shigesato Itoi (criador da série Mother/Earthbound), ele também foi o designer deste jogo de pesca do Super Famicom, lançado apenas no Japão e que leva o nome do próprio Itoi.

Os traços sem dúvida lembram os da série Mother, não?
Os traços sem dúvida lembram os da série Mother, não?
Pedra
Earthbound

No departamento de games, os únicos outros em que ele é creditado, além dos da série Mother/Earthbound, são os jogos da série Super Smash Bros., onde ele é listado como produtor e supervisor, certamente por causa da presença de sua série nos jogos.

Curiosamente, Shigesato Itoi tem algumas pontinhas no cinema também. Ele aparece em um filme japonês recente chamado Noruwei no mori, que em português foi traduzido como “Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood”, fazendo o papel de um professor universitário.

21012966_20130617142220909

Outro trabalho em um filme mais conhecido foi o de fazer a voz de Tatsuo Kusakabe na animação japonesa Tonari no Totoro (“Meu Amigo Totoro”, em português), do mestre Hayao Miyazaki (que fez outras excelentes animações como O Castelo de Chichiro e O Castelo Animado).

Tatsuo

Pedra
Earthbound

A Nintendo com certeza tem a vantagem no que diz respeito a franquias first-party, já que nenhuma outra das grandes empresas de consoles tem séries com um legado tão grande quanto a Nintendo. Entretanto, no momento atual isso não tem adiantado muito, pois mesmo tendo esse ponto forte, a Nintendo ficou muito para trás devido ao Wii U ser bem menos poderoso que os consoles concorrentes e devido ao baixíssimo apoio de third-parties. Portanto, as franquias da Nintendo com certeza podem ser a peça chave para a Nintendo recuperar uma boa posição na guerra dos consoles, mas infelizmente as chances disso acontecer neste geração de consoles já é nula. Quem sabe com o NX?…

Um Earthbound para o Wii U com certeza seria muito legal… mas a série já está parada a um bom tempo e até o lançamento dos jogos antigos no Virtual Console tem sido extremamente difícil, então um novo jogo parece um pouco improvável por enquanto. Mas se eles pelo menos lançarem uma versão americana de Mother 3 (que originalmente foi apenas lançado no Japão, para o GBA), já vai ser muito bom. E agora que tanto o Earthbound do SNES como o seu precursor Mother do NES (que até então também só havia sido lançado no Japão e agora vai ser lançado no Virtual Console com o nome Earthbound Begginings) vão ser relançados, talvez não demore muito para vermos uma versão americana de Mother 3… e então, quem sabe, isso possa dar lugar a uma continuação com um novo jogo…

Por fim, um novo Chrono Trigger também seria incrível, mas aí não está nas mãos da Nintendo, e sim da Square Enix, que é a “mãe” da série Chrono. E, dado o já mencionado baixo suporte de third-parties à Nintendo, nem preciso dizer que se tal jogo fosse anunciado, ele muito provavelmente não seria para um console da Nintendo, né?

Pedra
EarthboundFofocas diversasWii U

Olha só, Earthbound não é só um dos melhores RPGs de todos os tempos, muita gente também o considera como um dos melhores jogos em geral. Então com certeza vale a pena… se você gostar do gênero. Earthbound é um RPG em estilo bem tradicional, com batalhas por turnos (mas felizmente as batalhas não são aleatórias, o que era até bem incomum na época, aliás), com grande foco na história (o que significa ter que ter um bom conhecimento de inglês para acompanhar) e, claro, por ser um jogo de SNES, gráficos 16 bit. Se você gostar de jogos desse estilo, Earthbound é um prato cheio e você nem precisa se perguntar duas vezes antes de comprar. Mas se você não gosta de RPGs tradicionais, por exemplo, dificilmente será este jogo que fará você mudar de opinião, por melhor que ele seja.

Pedra
Earthbound