Arquivo da categoria: Earthbound

Com certeza, acho que faria sim. Os jogos da série Mother têm histórias que são ao mesmo tempo tão engraçadas, absurdas e emocionantes, que acho que fariam sucesso em qualquer época, porque é difícil ver outros jogos parecidos a eles (sendo Undertale, como você citou, um dos poucos exemplos). Imagino que para um novo jogo eles provavelmente deveriam mudar um pouco o sistema de batalhas, para não ser algo tão tradicional como o dos jogos originais, mas a essência da série Mother/Earthbound poderia ser mantida e fazer muito sucesso, sem dúvida nenhuma.

Pedra
Earthbound

Sobre personagens trans em jogos, nem sempre dá para ter certeza se eles são de fato trans, mas dá para fazer uma lista de alguns que podem ser. No caso, apenas de jogos da Nintendo:

  • Flea (Chrono Trigger). É um personagem masculino com aparência de feminino, o que até confunde membros de sua equipe. Ele é dono de uma frase icônica: Homem… mulher… qual é a diferença? Poder é belo, e eu tenho o poder!”.
  • Magypsies (Mother 3). São personagens com corpos masculinos e barba, mas que se comportam e se vestem como personagens femininos. Alec os descreve como não sendo nem homens nem mulheres.
  • Vivian (Paper Mario: The Thousand-Year Door). No texto original em japonês, as referências a ela, narrativamente e por outros personagens, são feitas usando termos masculinos, mas ela utiliza pronomes femininos ao referir-se a si mesma; já na tradução para o inglês, ela é tratada apenas com pronomes femininos.
  • Guilo (Baten Kaitos Origins). É considerado como transgênero por muitos, pois recebeu os poderes de um feiticeiro de uma feiticeira. Além disso, conta com aparência feminina e fala com voz masculina e feminina.
  • Leucos (Glory of Heracles). Esse é bem ambíguo se é ou não transgênero, pois os demais personagens fazem confusão se devem tratá-lo como um garoto ou como uma garota. Eventualmente, e isto pode ser considerado um SPOILER por alguns, o jogo revela que Leucos é uma garota que foi criada como um garoto porque o seu pai assim quis. Mas nada é confirmado em relação ao personagem ser transgênero de fato.
  • Gracie e Saharah (Animal Crossing). São personagens que se vestem como personagens femininas, mas que são descritas como do gênero masculino. Ao menos no Japão, pois tiveram seu gênero alterado nos jogos da franquia Animal Crossing em que elas aparecem. No Japão, são apresentadas como do gênero masculino, mas, no Ocidente, como do gênero feminino.

Alguns personagens citados podem não ser de fato trans, mas são os que aparentam ser — uns mais, outros, menos.

super_mario_bros_2_-_birdo

Pedra
3DSAnimal CrossingChrono TriggerEarthboundGameCubeSNES

Bom, como você deve saber, o nunca lançado Earthbound 64 acabou se tornando o Mother 3, do GBA e, na verdade, dizem que pouca coisa mudou de uma versão para outra – além das óbvias alterações gráficas, é claro. Mas, de fato, dizem que a versão original do jogo era mais sombria, especialmente o final. Isto quem disse foi o próprio criador da série, o tio Shigesato Itoi. Contudo, ele se conteve a dizer a apenas isso, de que a primeira idealização dele era a de um jogo com um final mais sombrio. Como ele não disse mais nada além disso, tudo o demais é fruto de especulações, fofocas e também de algumas teorias baseadas em sprites não usados, encontrados escondidos no jogo. Essas teorias de como seria o final variam bastante, desde a morte de vários dos personagens principais até outras mais extremas como o Claus ou o próprio Lucas se tornando maus. A verdadeira resposta, contudo, está apenas na cabeça do tio Itoi…

E pra quem não conhece, ou não se lembra, deixo aqui o trailer pré-histórico de Earthbound 64. Preparem-se para ficar impressionados com os “belíssimos” gráficos! xD

Pedra
EarthboundGame Boy AdvanceNintendo 64

Ora, se o jogo original Mother foi chamado de EarthBound Beginnings no ocidente e Mother 2 foi chamado de EarthBound, não vejo porque Mother 3 também não levaria o nome EarthBound em uma possível (cruzem os dedos!) versão ocidental. Acho que o problema maior seria o complemento, já que a série ignorou a contagem original dos nomes em japonês. Será que eles vão continuar com uma numeração diferente – Mother 3 passando a ser EarthBound 2 – ou será que eles vão achar melhor não usar números para não causar confusão e complementar o título com outra palavra, do mesmo jeito que fizeram com EarthBound Beginnings? Acho que esta segunda opção seria a melhor, já que esse negócio de ter numeração diferente em cada região só dá dor de cabeça e confusão (vide a série Final Fantasy). Então deixo a pergunta: qual seria um bom nome ocidental para Mother 3?

Pedra
Earthbound

Olha, tudo parece indicar que sim, pois estão correndo muitas fofocas de fontes extremamente confiáveis. Dizem que a versão ocidental finalmente será lançada para comemorar os 10 anos do jogo original, que será no dia 20 de abril deste ano. Mas lembre-se que ainda não houve nenhum pronunciamento oficial da Nintendo sobre esse assunto, então por mais verdade que pareça ser, melhor guardar a empolgação até que isso aconteça de fato.

Pedra
Earthbound

O jogo fan made Mother 4 ainda não foi lançado, mas o projeto ainda está em andamento. Você pode acompanhá-lo pelo site oficial, onde você também pode se inscrever para ser notificado assim que ele for lançado. Vale lembrar que este é um jogo totalmente fan made, ou seja, não é um jogo oficial da Nintendo e não tem nenhuma relação com esta. Motivo pelo qual, aliás, a Nintendo pode optar por “matar” a qualquer momento… esperamos que isso não aconteça!

Pedra
Earthbound

Realmente, apesar de ser fanmade, o projeto Mother 4 está parecendo tão bem feito que tem toda a cara de ser um jogo oficial da série. Quando é que ele vai estar disponível, contudo, é um grande mistério, já que nem mesmo na página oficial isso é informado. Entretanto, há postagens recentes na sessão “blog” do site, então pelo menos podemos ficar tranquilos de que o projeto continua em andamento. Por esse site você também pode se cadastrar para ser notificado quando o jogo for finalmente lançado.

Pedra
Earthbound

Peppa, é você disfarçada de rã cinza, não é?!? ¬¬”

Em todo caso, obrigado por complementar a minha sábia resposta… sim, ao que perguntou sobre as façanhas de Shigesato Itoi (criador da série Mother/Earthbound), ele também foi o designer deste jogo de pesca do Super Famicom, lançado apenas no Japão e que leva o nome do próprio Itoi.

Os traços sem dúvida lembram os da série Mother, não?
Os traços sem dúvida lembram os da série Mother, não?
Pedra
Earthbound

No departamento de games, os únicos outros em que ele é creditado, além dos da série Mother/Earthbound, são os jogos da série Super Smash Bros., onde ele é listado como produtor e supervisor, certamente por causa da presença de sua série nos jogos.

Curiosamente, Shigesato Itoi tem algumas pontinhas no cinema também. Ele aparece em um filme japonês recente chamado Noruwei no mori, que em português foi traduzido como “Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood”, fazendo o papel de um professor universitário.

21012966_20130617142220909

Outro trabalho em um filme mais conhecido foi o de fazer a voz de Tatsuo Kusakabe na animação japonesa Tonari no Totoro (“Meu Amigo Totoro”, em português), do mestre Hayao Miyazaki (que fez outras excelentes animações como O Castelo de Chichiro e O Castelo Animado).

Tatsuo

Pedra
Earthbound