Arquivo da categoria: Virtual Console

Tetris Attack era muito divertido mesmo. Ele também foi lançado para o Game Boy na época. Apesar de ter “Tetris” no nome, ele não tem nada a ver com esse jogo, sendo um jogo de puzzle bem diferente. O problema é que para não pagar royalties, a Nintendo não relança o jogo para o seu Virtual Console no Ocidente. Já lá no Japão, onde ele tem um nome diferente (Panel de Pon),  o jogo já apareceu no Virtual Console do Wii e do 3DS. Como consolo, você pode tentar jogar algum outro título da série “Puzzle League”, que começou justamente com Tetris Attack e Panel de PonPokémon Puzzle League (N64), por exemplo, foi lançado para o Virtual Console do Wii.

Pedra
3DSNintendo 64PokémonVirtual ConsoleWii

Ora essa, em que mundo desconectado você vive, meu amigo? O Virtual Console é algo que existe desde o Wii e, sim, é um tipo de emulador embutido dentro dos consoles da Nintendo (Wii, 3DS, Wii U e Switch) que permite jogar jogos antigos do NES, SNES, N64 e vários outros consoles.

Agora, não vá confundir isso com os emuladores não-oficiais que podem ser encontrados aí pela internet. O Virtual Console é um emulador oficial, criada pela própria Nintendo e que roda jogos que você compra legalmente pela eShop, e não ROMS distribuídos e baixados ilegalmente.

Pedra
Virtual Console

Quanto ao Virtual Console no Switch, a Nintendo ainda não anunciou nenhum jogo e nem quais consoles estarão disponíveis, então só podemos fazer especulações. Mas vamos lá.

GameCube é muito provável. É algo que já se falava muito em relação ao Wii U, então há grandes chances de que tais jogos finalmente apareçam no Switch. Existem várias fofocas confiáveis correndo por aí confirmando isso, então, sim, é bem provável.

Wii U, também é provável. Os jogos já estão disponíveis em mídia digital, então acredito que disponibilizá-los também para o Switch não seria muito difícil. Seria uma ótima forma de dar mais oportunidade de jogar os excelentes jogos que foram lançados nesse console tão pouco popular. Naturalmente, algumas adaptações teriam que ser feitas para alguns jogos, já que a tela portátil do Switch não é feita para ser usada simultaneamente com a TV, como é com o Wii U. Mas como são poucos os jogos que usaram essa jogabilidade simultânea – já que isso provou ser mais um incômodo do que uma vantagem – isso também não seria problema.

Por fim, com SNK acho que você quer dizer o Neo Geo, já que SNK é a empresa e Neo Geo é o console que esta lançou, na década de 90. Nesse caso, jogos de Neo Geo – incluindo o Metal Slug que você mencionou – já foram lançados no Virtual Console do Wii. No 3DS e no Wii U eles não apareceram (apesar que é possível jogar no Wii U, através do Modo Wii). Vamos dizer então que há um 50% de chance de estarem disponíveis no Switch.

Ainda sobre o assunto do Virtual Console no Switch, acho que o que todos estamos acontecendo para NÃO acontecer é a Nintendo fazer novamente isso de lançar os jogos tuuuudo de novo, de pouquinho em pouquinho, mesmo aqueles que já tinham sido lançados no VC de outros consoles. Se os jogos já existem, o que eles tem que fazer é disponibilizar todos eles logo de cara e depois ir adicionando outros que ainda não tinham sido lançados. Certamente iria ajudar muito no lançamento do Switch, enquanto ainda vão ter poucos jogos pra ele. Já pensou, se eles disponibilizam TODOS os jogos de TODOS os Virtual Consoles já lançados?!? Ok, acho que estou querendo demais… mas que seria um enorme ponto positivo para o Switch, isso ninguém pode negar.

Sobre o multiplayer local no Switch, já foi confirmado que até 8 pessoas poderão jogar localmente, mas para a maioria dos jogos, isto vai requerer mais de um Switch. Na demonstração do Mario Kart 8 vimos cada pessoa usando um Switch individualmente, mas podemos supor que diferentes combinações poderão ser feitas, como por exemplo usar 2 Switchs, com 4 jogadores em cada. 8 jogadores usando um único Switch aparentemente também será possível, mas já que dividir a tela em 8 seria extremamente incômodo, isso só vai se aplicar para jogos onde os 8 jogadores possam estar presentes em uma única tela, como é o caso do Super Bomberman R que foi mostrado e que também seria o caso do Super Smash Bros.

Pedra
Nintendo SwitchVirtual Console

Eu vou bem, e você? Nos jogos de Wii que estão disponíveis no Virtual Console do Wii U, o GamePad pode ser usado, desde que o jogo seja compatível com o Classic Controller. Agora, se o jogo requer o uso do Wii Remote (para jogos onde o controle de movimentos é obrigatório, como em Skyward Sword) daí, sim, essa restrição continua existindo no VC do Wii U.

Pedra
Virtual ConsoleWiiWii U

O que acontece é que, por algum motivo, quando se joga o Virtual Console no Wii U, tanto o GamePad quanto os Wii Remotes “brigam” para usar a posição do jogador 1 por padrão. Mas para forçar o GamePad a usar outra posição é simples, basta tocar na tela do controle enquanto o jogo está rodando, tocar na aba do canto superior direito e selecionar a posição que você quer que o GamePad use.

Pedra
Virtual ConsoleWii U

Para jogar com o Luigi, basta escolher o modo 2 Player na tela inicial do jogo. Bom, como você deve bem saber, estamos falando de multiplayer bem retrô, onde os dois jogadores alternam a vez, sempre que o outro perde uma vida. Então você vai começar jogando com o Mario e, quando perder uma vida, será a vez da sua namorada jogar com o Luigi e assim por diante. Só que o detalhe é que quando for a vez do Luigi, deve-se pressionar ZR+ZL+Y para “trocar” o controle.

Pedra
3DSMarioVirtual Console

O Super Mario 3 do Virtual Console tem o mesmo multiplayer que a sua versão original, onde os jogadores alternam a vez sempre que o outro perde uma vida, um jogando com o Mario e o outro com o Luigi. É um modo multiplayer um pouco antiquado para os dias de hoje, mas é assim que era feito naquela época. xD

Pedra
3DSMarioNESVirtual Console

Não. Você pode transferir os jogos digitais do Wii para o Wii U, mas eles só serão acessíveis através do Modo Wii. Infelizmente não é possível transferir um jogo de VC do Wii para o VC próprio do Wii U, mesmo que o jogo esteja disponível em ambos.

Pedra
Virtual ConsoleWiiWii U

Bom, sim, funciona perfeito no sentido de que o jogo é exatamente o mesmo e a tela do GamePad permite simular a segunda tela do DS. Entretanto, a experiência não é exatamente a mesma, já que enquanto no DS uma tela estava diretamente sobre a outra, no Wii U as duas telas ficam bem distantes uma da outra. Em jogos como Phantom Hourglass isso não é grande problema, pois uma das telas mostra apenas o mapa e não é necessário ficar olhando constantemente para ambas as telas. Em jogos como Yoshi’s Island entretanto, isso se torna problemático, pois o jogo aproveitava as duas telas do DS para fazer uma grande tela esticada na vertical. Em jogos como este, mapear uma tela na TV e outra no GamePad é muito incômodo, porque não dá para acompanhar o que acontece em ambas ao mesmo tempo, como era no DS (aliás, este acabou sendo uma das grandes críticas com relação ao GamePad do Wii U). Por esse exato motivo, o jogo disponibiliza várias alternativas para mapear as telas, como você pode ver no vídeo abaixo:

Para jogos como esse, a melhor opção com certeza é a que mostra as duas telas no GamePad, uma sobre a outra. O problema disto, contudo, é que a imagem acaba ficando bem pequena.

Bom, pra quem não teve ou não tem a oportunidade de jogar tantos excelentes jogos de DS no portátil mesmo, esta sem dúvida é uma alternativa que vale bastante a pena, mas jogar da forma original certamente era bem mais confortável.

Pedra
DSVirtual ConsoleWii U