Arquivo da categoria: E3

Bom, lembre-se que o que ela afirmou é que o único jogo jogável na E3 seria o jogo da MINHA série, mas ninguém disse nada sobre não anunciarem outros jogos. Já foi dito que não será mostrado nada do NX, mas quem sabe ainda vejamos pelo menos alguma pequena surpresa para o Wii U ou 3DS? O hype está baixo este ano, mas não custa ter um pouco de esperanças… e, por outro lado, em anos quando o hype estava muito alto, o resultado geralmente era decepção… quem sabe este ano não aconteça o contrário! xD

Pedra
E3

Sem dúvida, foi uma apresentação bem decepcionante mesmo. Como já comentei em uma resposta anterior, as novidades foram poucas, não houve nenhuma grande revelação, os jogos novos não foram lá essas coisas e a falta de apoio de third-parties ficou mais evidente que o narigão na cara do Ganondorf. Mesmo pro 3DS, que como você disse teve mais conteúdo mostrado, foi bastante fraco. Nomes importantes apareceram, como a MINHA série e Metroid, mas em ambos casos os jogos em questão impressionaram pouco, estando longe da grandiosidade que esperamos de ambas séries. Acho que a maior revelação foi o Mario & Luigi: Paper Jam, que mistura os universos de Mario & Luigi e Paper Mario.

Pro Wii U, então, a coisa foi mais problemática ainda, sendo que acho que o único que realmente deixou uma boa impressão foi finalmente ver cenas de verdade do novo Star Fox Zero e algumas novidades sobre o Super Mario Maker.

Mas, pra falar a verdade, isso era meio que de se esperar, infelizmente. Já não há mais como ignorar a baixa popularidade do Wii U e isso dificilmente irá mudar agora, então era de se esperar que a Nintendo continuasse a investir mais no 3DS, que tem uma popularidade beeem maior. E embora isso não queira dizer que a Nintendo vai abandonar de vez o Wii U, o console certamente já deixou de ser o foco principal. Tenho certeza que eles estão preferindo agora investir mais pesado no console futuro, por enquanto conhecido como NX. E, por mais triste que seja para os donos de Wii U, isso realmente é o mais sensato, já que continuar apostando no atual console já se mostrou inútil.

Se este novo console será a salvação, você pergunta? Bom, acho que ou é isso ou a Nintendo vai ficar sem chances de retorno à guerra de consoles, tendo que se conformar com os mercados de portáteis e mobile. Mas, por enquanto, sim, o NX pode muito bem ser a salvação. Na verdade, eu tenho uma teoria. E se… sempre houve a intenção de que o Wii U fosse um console “provisório”, e que a Nintendo realmente nunca tenha tido grandes expectativas para ele? Não quero dizer que eles tenham esperado o pouco sucesso que realmente foi, certamente eles esperavam melhor do que isso… mas e se o intenção sempre foi de que ele fosse apenas um console pra “preencher o tempo”, enquanto eles preparavam um console realmente revolucionário? Uma espécie de filler no ciclo de via dos consoles da Nintendo? Isso explicaria o porquê de tantas decisões que obviamente não ajudaram o console a se destacar, desde o nome às capacidades abaixo do esperado. Talvez tudo isso tenha sido para ganhar tempo no desenvolvimento do verdadeiro próximo grande console que seria o NX. Também pode ter servido de ambiente de teste para recursos como Miiverse, eShop, amiibos, etc., para ver o que funciona e o que não funciona, para o próximo console. Em todo caso, vamos torcer pra realmente seja algo por aí, porque a Nintendo vai ter que impressionar muito com o novo console, para recuperar a atenção das third-parties e do público.

O que acham da minha teoria?

Pedra
3DSE3NXWii U

Querido amigo leitor, segure bem a sua cabeça no lugar, porque te garanto que esse vídeo é mais fake que uma filmagem do pé-grande jogando xadrez com o ET Bilu.

Primeiramente, o mais óbvio: se eles realmente fossem lançar um console/portátil novo em 2016, como o vídeo afirma, isso sem dúvida nenhuma teria sido o foco da apresentação da E3 da Nintendo neste ano. E não foi mostrado absolutamente nada… como eles já haviam bem avisado mesmo, que eles ainda não mostrariam nada do “NX” este ano.

Segundamente, por mais que o legado da Nintendo seja um dos seus pontos mais fortes, a introdução do novo console/portátil não poderia contar apenas com imagens de jogos existentes. Sem amostras de novos jogos e do que o novo console é capaz, a apresentação seria completamente decepcionante. Então, nesse sentido, podemos até ficar felizes que esse vídeo não é de verdade. E, com a baixa popularidade que o Wii U tem tido, destacar esse “XDS” como um Wii U portátil estaria longe de causar boas impressões.

Portanto, tenha a minha palavra de Pedra de que esse vídeo é falso. Só veremos a cara do NX mesmo no ano que vem… e olhe lá, nem isso é certeza.

Pedra
E3NX

Do meu ponto de vista pedrástico e ciclóptico, o Digital Event foi muito fraco. Acredito que o ponto principal, que acabou desapontando os fãs, foi a empolgação para ver vários títulos novos, mas a maioria dos games demonstrados já foram exibidos na E3 passada ou em Nintendo Directs. Sem contar que boa parte foi comentários e explicações dos desenvolvedores, algo desnecessário, que ocupou boa parte da transmissão. Não que não seja interessante, mas os fãs querem ver novidades e jogos, e não blá blá na E3.

Além disso, quem esperava novos jogos de franquias como Mario, Zelda, Metroid e Animal Crossing acabou recebendo spin-offs de todas as séries. Também ficou evidente a falta de apoio de third party nas plataformas da Big N, com apenas Skylanders Super Chargers sendo o único jogo de outra empresa exibido na E3. Pareceu que a Nintendo apresentou um “Direct comum” e olha que tivemos Directs bem mais empolgantes que esse Digital Event.

Enfim, que essa recepção faça com que a Nintendo melhore nas próximas edições e traga mais novidades.

 

Pedra
3DSE3Wii U