Arquivo da categoria: NX

Exatamente. Isso faz parte de uma nova tendência no mercado de games, que é a criação de “consoles descartáveis”, que funcionarão apenas uma única vez e, assim que forem desligados, ficarão totalmente inutilizáveis. Obviamente, muitos já estão estudando maneiras de manter o console permanentemente ligado, para que ele dure mais tempo sem ter que ser jogado fora. Provavelmente isto também dará lugar ao surgimento da “reciclagem de consoles”, um serviço que se encarregará de pegar estes consoles descartados e colocá-los em funcionamento novamente, por um custo reduzido.

Calma, é brincadeira. xD

Acho que você entendeu “descartável” quando na realidade é “destacável” xD (ou “detachable” em inglês). A ideia é que o console seria “destacável” no sentido de que ele teria controles que poderiam ser tanto conectados à parte portátil do console, como também removidos e usados como controles separados para a parte do console dedicado do NX. Isto, naturalmente, baseado nas fofocas de que o NX seria uma combinação de console dedicado e portátil. A grande quantidade de rumores que falam a respeito disso, bem como algumas patentes da Nintendo mostrando essa ideia tornam essa uma das mais prováveis realidades do novo console… mas só teremos certeza mesmo quando a Nintendo finalmente o anunciar.

Como pode ver: destacável, não descartável xD
Como pode ver: destacável, não descartável xD
Pedra
NX

Espere pelo menos até a Nintendo mostrar oficialmente o NX. Assim, veremos exatamente como ele vai ser, qual a previsão de lançamento, preço, se vai ser retrocompatível com jogos do Wii U, etc. Daí você poderá fazer uma decisão com mais certeza, entre esperar por ele ou comprar um Wii U a estas alturas. Estão dizendo por aí que o anuncio deve ser feito agora no mês de setembro… e é bem possível que seja isso mesmo, porque então faltará 6 meses para março de 2017, que é quando o console supostamente será lançado.

Pedra
NXWii U

Bom, é impossível adivinhar o que a Nintendo fará caso o NX fracasse, mas de uma coisa é certa: eles não terão que desistir do mercado de games por falta de dinheiro. Há um tempo atrás foi revelado que a Nintendo tinha uma quantia de dinheiro armazenada enorme o suficiente para sobreviver por cerca de 50 anos sem fazer lucro nenhum. Imagine agora, então, com a fortuna que a Nintendo está ganhando graças ao enorme sucesso de Pokémon GO! Então quanto a isso pode ficar tranquilo, a Nintendo está longe de ir à falência, mesmo que o NX não tenha sucesso. Mas, ainda assim, não é impossível que, caso esse pior dos casos venha a acontecer, a Nintendo decida desistir de fabricar consoles, por exemplo, e focar apenas no desenvolvimento de games. Ou então ficar só no mercado de portáteis. Ou até mesmo focar nos jogos mobile. Enfim, é impossível saber, mas vamos torcer pra que o NX seja um grande sucesso e que continuemos tendo os divertidos e inovadores consoles da Nintendo por muito tempo.

Sobre  a atualização do Pokémon GO, o que deixou muita gente frustrada é que foi removida uma funcionalidade que era muito útil: a de saber a proximidade de um Pokémon, de acordo com a quantidade de passos mostradas no ícone inferior da tela. Antes da atualização, uma indicação de 3 passos significava que um Pokémon estava mais ou menos perto e essa indicação ia diminuindo até 1 passo, quando o Pokémon já estava bem perto. Isso ajudava muito a saber para que direção andar, na busca por monstrinhos, mas o problema é que essa funcionalidade não estava funcionando direito ultimamente, provavelmente devido ao número gigantesco de jogadores. Só que, ao invés de consertar o erro, a Niantic simplesmente removeu a funcionalidade, na atualização mais recente e isso frustrou muita gente que estava acostumado a usar a indicação de proximidade. Já os brasileiros que começaram a jogar ontem, quando o jogo finalmente foi lançado no Brasil, nem vão dar muita falta disso, já que o jogo já foi lançado atualizado sem essa ferramenta. De qualquer forma, imagino que isso não seja uma remoção permanente e eles deve apenas querer deixar tudo funcionando direitinho antes de voltar a disponibilizar.

Pedra
MobileNXPokémon

Calma aí, amigo. Vamos por partes.

Primeiro: certamente você está perguntando essas coisas por causa dos últimos anúncios, que começaram com o da Eurogamer, afirmando que o NX será essencialmente um portátil que pode se conectar à TV e que tem controles “anexáveis”. Antes de qualquer coisa, não considere essa notícia como verdadeira, só porque ela vem de um site importante como a Eurogamer. Há muita coisa nessa fofoca (sim, não passa de fofoca) que não está de acordo com as informações que a Nintendo deu até agora sobre o NX. A Nintendo deu a entender que o NX seria uma combinação de um portátil e um console dedicado, frisando bastante esta última parte. Isso que a Eurogamer mostrou seria um portátil, sem dúvida, mas não é o fato dele se conectar à TV e ter controles que o tornariam um console dedicado. Depois, a Nintendo já disse algumas vezes também que o NX será algo bastante diferente do Wii U e que terá algo muito inovador (tanto que eles não quiseram mostrar ainda para que outras empresas não copiem a ideia). Se o NX for apenas isso que a Eurogamer mostrou, não só é algo muito parecido com o Wii U, como não é nenhuma ideia tão inovadora, pois algo exatamente assim já foi feito com o “console” Razer Edge, um tablet com controles anexáveis. Por fim, como você também concluiu, algo desse tipo teria muita dificuldade em ter sucesso. Por mais que a Nintendo tenha sido sempre a melhor em termos de consoles portáteis, atualmente o mercado portátil está praticamente dominado por smartphones e tablets – tanto que a própria Nintendo passou a desenvolver aplicativos para eles – e apostar unicamente em um portátil seria um risco tremendo e com praticamente certeza de fracassar. Mesmo se conectando à TV, se você compra um portátil é pensando principalmente em poder jogar em qualquer lugar, e serão poucos os que se interessarão em poder jogar na TV grande. Mais uma coisa que torna essa notícia da Eurogamer difícil de acreditar totalmente é que o fato da Sega ter anunciado o novo Sonic 2017 para o NX juntamente com versões para PS4 e XOne leva à acreditar que o novo console da Nintendo seria pelo menos próximo aos concorrentes em termos de poder. Algo que seria impossível tratando-se apenas de um portátil como o que foi mostrado.

Só para terminar essa argumentação: a Eurogamer também reportou nessa notícia que além de ser esse portátil com controles, o NX também usará o processador gráfico mobile Tegra, da Nvidia. Acontece que uma afirmação extremamente parecido foi feita, também pela Eurogamer, em 2009, em relação ao 3DS. Na época, eles disseram a mesma coisa, que o 3DS usaria o processador Tegra da Nvidia, afirmando isso com tanta certeza quanto o que foi dito sobre o NX agora. Entretanto, essa notícia deles da época acabou sendo totalmente falsa, pois o processador do 3DS foi outro, que nem sequer da Nvidia era. Ou seja, por mais certeza que eles pareçam ter nessa notícia, não acredite em nada até que a própria Nintendo mostre o console.

A minha opinião com relação a tudo isso é que essa notícia talvez não seja totalmente falsa. Ainda acho que o NX será composto por um portátil e um console dedicado e talvez isso que a Eurogamer mostrou seja a parte portátil. Mas duvido muito que isso seja o console dedicado a que eles vêm se referindo.

Bom, dito tudo isso, vamos à segunda parte da resposta. xD

Você disse que se a Nintendo lançar algo desse tipo mesmo, ela estará “ameaçando” tanto o Wii U quanto o 3DS. O Wii U você já aceitou, já que claramente não teve muito sucesso, mas você se mostra inconformado pelo 3DS. Mas acontece que o 3DS já está velho. xD Ele já está praticamente completando seu ciclo de vida esperado. Um console/portátil bem sucedido tem uma média de vida de 6 anos, até ser substituído por outro. Foi assim com o DS, com o Wii e vários outros. E sabe quando o 3DS completa 6 anos de vida? Em março de 2017, exatamente para quando está previsto o lançamento do NX. Então é totalmente sensato e até esperado, que a Nintendo substitua o 3DS no ano que vem. Quem está tendo um fim um pouco mais prematuro é o Wii U (ele completa 5 anos no fim de 2017), mas acho que ninguém discorda que isso também seja uma decisão acertada. xD

Pedra
3DSNXWii U

O Cloud foi adicionado ao Super Smash Bros. 4 porque ele foi o personagem mais pedido pelo público, na enquete que a Nintendo fez, sobre qual novo personagem deveria ser incluído, mesmo de third-parties (o que ainda acho MUITO ESTRANHO O FATO DE EU NÃO TER GANHADO ESSA VOTAÇÃO… mas enfim, águas passadas ¬¬”). Felizmente, a Square e a Nintendo estão agora em bons termos o que possibilitou essa inclusão, que sem dúvida nenhuma foi muito épica.

Entretanto, isso não é nenhum sinal de que o remake de Final Fantasy 7 vá ser lançado para algum console da Nintendo. Pro Wii U com toda absoluta certeza isso não vai acontecer, disso não tenha dúvidas. Corriam rumores por aí de que o remake seria lançado também para o NX e, apesar da Square já ter afirmado que isso não é verdade, a própria empresa disse que não é algo impossível e eu também acredito que não seja. Resta esperar pra ver se o NX vai estar tecnologicamente a par dos concorrentes e torcer pra que isso de fato aconteça.

Pedra
3DSFinal FantasyNXWii U

Bom, de fato ainda é um pouco difícil especular sobre isso com muita certeza, enquanto ainda não sabemos exatamente como o NX vai ser. Realmente, a maior parte das fofocas parecem indicar que ele será tanto um portátil quanto um console, mas muitos dizem que essas duas “partes” terão lançamentos separados. Dizem que esse previsto para o começo de 2017 será a parte do console e que a parte portátil será um pouco depois, no mesmo ano. Mas isso tudo são boatos e pode bem acontecer de ser lançado tudo junto mesmo. De qualquer forma, podemos imaginar que o 3DS não terá um futuro tão extenso pela frente, mesmo para o modelo New. Vendo o pouquíssimo conteúdo exclusivo para o New que foi lançado até agora – na verdade, apenas o Xenoblade Chronicles – já podemos imaginar que a Nintendo meio que desistiu um pouco de ir por esse caminho, de lançar jogos exclusivos para o novo modelo. Em todo caso, o 3DS – e ainda mais o New – certamente ainda tem um tempo de sobre vida pela frente… mas se for pra chutar, não daria um tempo maior do que dois anos.

Pedra
3DSNX

Na verdade, se formos mais atrás ainda na história do mais novo jogo da MINHA série, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, lembraremos que ele foi originalmente previsto para ser lançado em 2015! Depois disso ele foi adiado para 2016 e, por fim, para 2017, para ser lançado junto com o NX.

Embora seja muito angustiante ver um jogo tão aguardado ser adiado dessa forma, isso não é nenhuma novidade, em relação à MINHA série, já que isso também aconteceu com Skyward Sword e Twilight Princess. Geralmente a causa disso é porque eles querem deixar o jogo da melhor forma possível antes de ser lançado, e isso é bom. Afinal, é preferível que um jogo seja atrasado mas chegue com uma jogabilidade perfeita, do que o seu lançamento ser feito às pressas, só para atender à previsão feita inicialmente, mas o jogo chegar cheio de bugs e falhas (e isso é algo que vemos acontecer muito ultimamente, com grandes empresas querendo lançar o mais rápido possível só para ganhar dinheiro rápido).

Bom, no caso de Breath of the Wild, o atraso tem sido maior ainda e as causas disso são duas. Uma que o jogo está parecendo ser IMENSO, com um mundo gigantesco, que permite ser interagido das mais diversas formas, e com uma enorme liberdade. E, sendo um jogo muito maior do que seus antecessores, não é de se estranhar que o atraso para deixá-lo perfeito seja proporcionalmente maior. O outro fator é o NX. Como eles fizeram a escolha – também muito acertada, na minha opinião – de lançar o jogo simultaneamente para o novo console, o NX, isso levou a um trabalho maior ainda, pois agora o jogo precisa ser otimizado para ele também, com gráficos certamente bem superiores. E o jogo será tão importante para que o console tenha um bom lançamento, que certamente o lançamento do console foi atrasado para que o jogo da MINHA série esteja pronto para ser lançado junto, e não vice-versa.

Resumindo: ver um jogo que com certeza vai ser tão bom ser adiado dessa forma é sempre angustiante, mas o importante é que os motivos para isso são bons e só vão garantir que o jogo final seja melhor ainda.

Pedra
A MINHA série (The Legend of Zelda)NXWii U

Poxa, sinto muito pelo ocorrido! >.<”

Respondendo primeiro sobre usar a conta antiga em um novo 3DS (independente do modelo): infelizmente isso não será possível. Uma mesma conta NNID não pode ser usada em dois 3DS simultaneamente, então você só pode vinculá-lo a um novo 3DS se a conta tiver sido removida do 3DS antigo… então, no seu caso, você só conseguiria fazer isso se por acaso quem estiver com o 3DS agora tiver formatado ele.

Quanto à chegada do NX e futuro do 3DS, de fato, o lançamento do novo console certamente significará o “começo do fim” tanto do 3DS quanto do Wii U. Ainda mais pelo fato de que tudo indica que o NX será um tipo de combinação de console e portátil. Aliás, esse fim de vida meio que já começou para os dois, né, já que a quantidade de novos lançamentos para ambos já está bem reduzida em comparação a anos anteriores. E até mesmo porque o 3DS já está chegando mesmo ao fim do ciclo de vida normal de um console, que é de 5 a 6 anos (o 3DS completou 5, neste ano). Isso não quer dizer, é claro, que a vida do 3DS vai acabar de uma hora para outra, assim que o NX chegar. Sempre que um console ou portátil novo é lançado, o antecessor ainda tem alguns meses de sobrevida, quando ainda recebe alguns lançamentos, mesmo com o console novo já presente. No caso do 3DS, podemos especular que isso será mais ou menos até o fim do ano que vem. A minha recomendação para esse tipo de dúvida ultimamente tem sido que se espere pelo menos até o NX ser anunciado oficialmente, para termos mais certeza de até que ponto será uma substituição do 3DS, quando é o lançamento previsto, preço, etc. Aí você poderá fazer uma decisão mais certa.

Pedra
3DSNX