Arquivo da categoria: Dragon Quest

Por enquanto foi apenas dito que será lançado para PS4 e 3DS (e,  curiosamente, o futuro Nintendo NX, apesar dito ser meio incerto ainda). Por não terem dito especificamente que será para o New 3DS, imagino que será compatível com todos os modelos. Mas é melhor esperar mais, por novas informações, para termos certeza.

Pedra
3DSDragon Quest

Bom, pra dizer qual foi o primeiro RPG depende um pouco do conceito que temos de RPG. O jogo “The Tower of Druaga” é classificado como Action RPG e ele é de junho de 1984, então poderia-se dizer que ele é o primeiro. Mesmo o jogo da MINHA série não é bem no estilo RPG tradicional, sendo mais um Action RPG também. Por isso, apesar do jogo da MINHA série tendo vindo antes (fevereiro de 1986, no Japão), muitos consideram Dragon Quest como sendo o primeiro RPG tradicional do NES, tendo sido lançado em maio de 1986, no Japão. Final Fantasy veio apenas no fim do ano seguinte, em dezembro de 1987 (e lembre-se que na época a Enix e a Square eram empresas separadas e concorrentes! xD). Sem dúvida cada jogo foi tirando inspirações dos demais, mas cada um também trazendo a sua própria inovação. Aliás, você sabia que há um Easter Egg no primeiro Final Fantasy trollando tanto The Legend of Zelda quanto Dragon Quest? Em certa parte do jogo, há um cemitério onde pode-se ler a inscrição em um túmulo. Na versão original em japonês do jogo, a inscrição diz “Aqui jaz Link”. Já na versão americana, o texto foi alterado para “Aqui jaz Erdrick”, sendo que Erdrick é o nome do protagonista de Dragon Quest. Provavelmente era uma brincadeira da Square dizendo que o jogo deles “mataria” os outros dois RPGs, mas por sorte nenhuma delas morreu e é bom ver agora o quanto as três franquias cresceram!

FFI_Erdrick's_Grave_NES

Em remakes do jogo, o nome foi alterado novamente para o do Alfacinho... afinal de contas, é bem mais divertido imaginar ELE morto, hehehehe
Em remakes do jogo, o nome foi alterado novamente para o do Alfacinho… afinal de contas, é bem mais divertido imaginar ELE morto, hehehehe

Bom, pra terminar, não preciso nem dizer que é mais do que óbvio que o melhor dos três jogos é o da MINHA série, né, que por sinal é a melhor das séries também.

Pedra
A MINHA série (The Legend of Zelda)Dragon QuestFinal FantasyNES

Sim, lembro. O jogo Aerostar era um shooter legal dentre as opções do Game Boy, mas no gênero em geral ele não tinha muito de inovador ou chamativo e por isso acabou não fazendo muito sucesso. Ele foi desenvolvido e publicado pela empresa que então era chamada Vic Tokai e que na época desenvolveu vários jogos, embora nenhum muito conhecido. Atualmente a empresa ainda existe, mas ela abandonou o mercado de games para focar no mercado de telecomunicações e hoje é conhecida como Tokai Communication Inc. Por esse motivo, podemos imaginar que as chances desse jogo ser relançado no Virtual Console são praticamente nulas.

Não, isso não é a Lua, são os gráficos do Game Boy original! xD
Não, isso não é a Lua, são os gráficos do Game Boy original! xD

Quanto aos jogos de Dragon Quest, praticamente todos são localizados para a região americana, o que acontece é que eles sempre são lançados primeiro no Japão. Um dos mais recentes, por exemplo, que é o remake de Dragon Quest VIII por enquanto só foi lançado no Japão, mas a previsão é de que a versão americana chegue ainda este ano. Mas outros anteriores, como Dragon Quest IX (DS), existe em inglês também. Eles são ótimos jogos e valem muito a pena, sim, desde que você goste do estilo JRPG bem tradicional: inimigos randômicos, batalhas por turnos, ambientação medieval… se você gosta disso, os jogos da série Dragon Quest são um prato cheio.

Pedra
Dragon QuestGame Boy