Arquivo da categoria: amiibo

Antes de mais nada, é importante fazermos uma distinção aqui. Existe uma categoria de amiibos, criados pela própria Nintendo, que possuem o formato de cards. Este tipo de amiibo foi usado principalmente nos jogos de Animal Crossing, com vários cards para diferentes animais vizinhos. É uma forma alternativa e mais barata da Nintendo disponibilizar conteúdos adicionais, mas claro que são bem menos interessantes que os bonequinhos e por isso são usados para coisas menos importantes como a adição desses vizinhos em Animal Crossing.

amiibo_card_animalcrossing_fan
Estes cards são legais… e fofos.

Dito isso, deve-se estar alerta, de fato, a cards piratas. E não apenas versões piratas dos cards aí em cima, mas também dos amiibos tradicionais. Sim, assim como tanta coisa no mundo da tecnologia, amiibos são “pirateáveis” e, através de uma magia negra, é possível baixar os dados de amiibos e colocá-los em chips. Isto, como você bem imaginou, é totalmente ilegal. Infelizmente talvez não haja uma forma da Nintendo criar algo detectar se trata-se de um amiibo de verdade ou não, mas claro que isso não torna a coisa menos errada.

Outra coisa que existe é um dispositivo “armazenador” de amiibos. Este pequeno aparelho, que antes era chamado de amiiqo e agora mudou de nome para n2 Elite, permite que você carregue os dados de até 200 de seus amiibo nele, facilitando o transporte (você não precisaria carregar a sua coleção de bonecos para jogar com um amigo, por exemplo). A principio isto pode também parecer ilegal, mas muito semelhante a um emulador, depende de como é usado. Este dispositivo possui um acessório que tem um leitor NFC próprio e você pode usar este leitor para ler os dados dos seus amiibos e armazenar no dispositivo. Desta forma você não estará fazendo nada de errado, já que estará apenas criando um backup do amiibo que você de fato possui (seria o equivalente a criar uma ROM de um jogo que você possui, o que não é ilegal). Contudo, assim como ROMs são distribuídos ilegalmente pela internet, dados de amiibos também são distribuídos, e infelizmente é possível baixar estes dados para armazenar no n2 Elite, sem ter realmente o boneco. E isso, obviamente, é pirataria e ilegal.

n2reader-_hh

Portanto, pode ter saído caro, mas orgulhe-se da sua compra do seu amiibo, porque podem até existir alternativas potencialmente mais baratas, mas não apenas elas são ilegais, como podem acabar saindo caro, já que não possuem garantia nenhuma. Você fez a coisa certa.

Pedra
amiibo

O uso de amiibos em Breath of the Wild é assim: no menu inicial do jogo, antes de iniciar ou continuar um jogo, você escolhe a opção amiibo e escaneia um único bonequinho que você quiser. Depois você entra no jogo normalmente e, no menu das runas da Sheikah Slate, você verá uma runa com o símbolo do amiibo no fim da lista. Ao usar esta runa, diferentes itens vão surgir ao seu redor. Cada amiibo faz aparecer diferentes tipos de itens e vale lembrar que a runa só pode ser usada uma vez por dia (tempo real) para cada amiibo.

Isso que é uma runa moderna, hein! xD
Isso que é uma runa moderna, hein! xD

Quanto ao amiibo do Alfacinho de Smash Bros., depende de qual dos dois. Se é o amiibo do Aflacinho adulto, sim, um dos “itens” que ele dá é a Epona, mas para que ela apareça você deve estar em um lugar onde seja permitida a presença de cavalos. Portanto, para ter certeza que ela vai aparecer, use a runa perto de um estábulo. Isso é bom também porque assim você a pode registrar facilmente, porque caso ela vá embora sem você a ter registrado, você terá que esperar vários dias até que ela apareça novamente ao usar a runa.

Veja aqui uma lista completa bem bacana que mostra o que dá para conseguir com cada amiibo.

Pedra
A MINHA série (The Legend of Zelda)amiiboNintendo SwitchWii U

Primeira coisa: existem dois amiibo do Alfacinho da primeira leva do Super Smash Bros, o Alfacinho adulto e o Toon Alfacinho. O amiibo que faz aparecer a Epona em Breath of the Wild é apenas o do Alfacinho adulto.

link-jpg

Segunda coisa: se você tentar chamar a Epona em um lugar onde o jogo não permite montar cavalos, o uso do amiibo simplesmente fará com que um baú apareça.

Terceira coisa: se você chamar a Epona e não a registrar, ela vai acabar fugindo e você terá que esperar vários dias – dias de verdade, não do jogo – para poder chamá-la novamente. Então certifique-se de chamar ela em uma área onde você possa ir até um estábulo facilmente.

Pedra
A MINHA série (The Legend of Zelda)amiiboNintendo SwitchWii U

Os amiibo Inklings devem ser escaneados em Inkopolis Plaza e liberam 20 challenges diferentes no Hero Mode e um novo acessório exclusivo para usar nas batalhas.

A Inkling Girl libera 20 Charger challenges em Octo Valley e recompensará você com uma peça de roupa exclusiva, um minigame ou arma a cada 4 challenges finalizados. Depois de completar todos os challenges, você receberá o uniforme de escola para vestir.

O Inkling Boy libera 20 Roller challenges no Hero Mode e lhe dará uma peça de vestuário, um minigame ou arma para cada 4 challenges finalizados. Após completar todos os desafios, você receberá uma roupa de samurai.

O Inkling Squid libera 20 Kraken e shooter challenges no Hero Mode e você receberá uma peça de roupa exclusiva após completar 5 challenges. Depois de terminar todos, você receberá a roupa Mech.

Além de Splatoon, o único jogo, por enquanto, compatível com eles é o Super Mario Maker. Cada um libera um sprite dele próprio em versão 8-Bit e pode ser usado como um cogumelo normal, além de contar com efeitos sonoros.

splatoon_trio

Pedra
amiiboSplatoonWii U

Quanto a se compensa, depende. Se você gosta de bonecos colecionáveis, principalmente relacionados a séries da Nintendo, com certeza vale a pena. Os amiibos são todos muito bem feitos e são excelentes para ficarem em exibição no quarto ou mesmo no local de trabalho (desde que não existam invejosos por perto, que poderiam roubá-los, é claro ¬¬). Pode ter certeza que muita gente que compra os amiibo é simplesmente para exibi-los e não necessariamente para usar nos jogos.

Com relação a quais são mais recomendáveis, isso também depende muito do seu gosto. Há quem prefira caçar os bonecos mais raros, mais difíceis de encontrar… mas, sinceramente, compre os dos personagens que você gosta mais. Até porque, como você falou, a princípio eles seriam apenas para coleção e exibição, e não para usar com jogos. Se você um dia comprar um console da Nintendo e algum jogo compatível, daí você pode pensar nas vantagens que cada amiibo pode trazer pra esse jogo, mas enquanto isso não acontece, escolha o que você gosta mais e pronto. Infelizmente ainda não fizeram um amiibo MEU, que obviamente seria o preferido de todos, então você vai ter que se contentar com algum dos outros personagens…

Por fim, sobre o The Legend of Zelda para o Nintendo Switch… sim, é verdade. Na verdade, é o mesmo Breath of the Wild, que será lançado para o Wii U, e que certamente você já deve ter ouvido falar e visto trailers e tal. O que acontece é que esse jogo será lançado simultaneamente para o Wii U e o Switch, de maneira parecida do que foi feito com o Twilight Princess, que foi lançado no GameCube e Wii. Estamos na esperança, contudo, da versão do Switch ter gráficos mais bonitos (os do Wii U já são lindos de morrer, imagine se no Switch for melhor ainda!).

E se por algum acaso você estava vivendo em uma caverna nos últimos meses e ainda não viu nada sobre o Breath of the Wild, veja o trailer mais novo do jogo:

Pedra
A MINHA série (The Legend of Zelda)amiiboNintendo Switch

Realmente, muita confusão surgiu disso, por culpa da própria Nintendo, que pouco tempo atrás listou o Super Mario Maker 3DS como um dos jogos compatíveis com os amiibo. Contudo, isto não fazia muito sentido, já que eles mesmos já tinham afirmado no anúncio do jogo que esta versão não teria os Mystery Mushrooms e desbloquear os avatares 8-bit deste item era a única utilidade dos amiibo na versão original do jogo pro Wii U. Contudo, recentemente a Nintendo atualizou a página de compatibilidade dos amiibo e retirou a referência a Super Mario Maker 3DS, então o que podemos afirmar no momento é que esta versão do jogo realmente não será compatível com os amiibo.

Pedra
3DSamiiboMario

Cada um dos três amiibos de Splatoon desbloqueiam uma série de 15 desafios especiais para serem jogados em modo single player. Ao completar estes desafios você ganha moedas e algumas roupas especiais que só podem ser obtidas desta forma. Cada amiibo desbloqueia uma série diferente de desafios, então quantos mais deles você usar, mais desafios especiais poderá cumprir, mas tendo apenas um deles é suficiente para poder obter uma parte desse conteúdo.

Pedra
amiiboSplatoonWii U