Arquivo da categoria: Chrono Trigger

Sobre personagens trans em jogos, nem sempre dá para ter certeza se eles são de fato trans, mas dá para fazer uma lista de alguns que podem ser. No caso, apenas de jogos da Nintendo:

  • Flea (Chrono Trigger). É um personagem masculino com aparência de feminino, o que até confunde membros de sua equipe. Ele é dono de uma frase icônica: Homem… mulher… qual é a diferença? Poder é belo, e eu tenho o poder!”.
  • Magypsies (Mother 3). São personagens com corpos masculinos e barba, mas que se comportam e se vestem como personagens femininos. Alec os descreve como não sendo nem homens nem mulheres.
  • Vivian (Paper Mario: The Thousand-Year Door). No texto original em japonês, as referências a ela, narrativamente e por outros personagens, são feitas usando termos masculinos, mas ela utiliza pronomes femininos ao referir-se a si mesma; já na tradução para o inglês, ela é tratada apenas com pronomes femininos.
  • Guilo (Baten Kaitos Origins). É considerado como transgênero por muitos, pois recebeu os poderes de um feiticeiro de uma feiticeira. Além disso, conta com aparência feminina e fala com voz masculina e feminina.
  • Leucos (Glory of Heracles). Esse é bem ambíguo se é ou não transgênero, pois os demais personagens fazem confusão se devem tratá-lo como um garoto ou como uma garota. Eventualmente, e isto pode ser considerado um SPOILER por alguns, o jogo revela que Leucos é uma garota que foi criada como um garoto porque o seu pai assim quis. Mas nada é confirmado em relação ao personagem ser transgênero de fato.
  • Gracie e Saharah (Animal Crossing). São personagens que se vestem como personagens femininas, mas que são descritas como do gênero masculino. Ao menos no Japão, pois tiveram seu gênero alterado nos jogos da franquia Animal Crossing em que elas aparecem. No Japão, são apresentadas como do gênero masculino, mas, no Ocidente, como do gênero feminino.

Alguns personagens citados podem não ser de fato trans, mas são os que aparentam ser — uns mais, outros, menos.

super_mario_bros_2_-_birdo

Pedra
3DSAnimal CrossingChrono TriggerEarthboundGameCubeSNES

Primeiro, parabéns pelo feito! \o/ Chrono Trigger é um dos melhores jogos já criados e merece mesmo um lugar no top 10 de qualquer nintendista. Chrono Cross é tão bom quanto e você não irá se arrepender de jogá-lo. O seu tempo de duração varia entre 40 e 60 horas, dependendo de quantas missões secundárias você concluir.

Quase tão bom quanto os jogos da MINHA série.
Quase tão bom quanto os jogos da MINHA série.
Pedra
Chrono TriggerDSSNES

Hmmm… e o seu amigo autorizou o uso desses créditos?? Lembre-se que os créditos no Wii U e 3DS são unificados (desde que se use a mesma conta nos dois), então se por acaso ele tiver um 3DS ele pode querer usar esses créditos ainda.

Bom, dito isso, se você tem permissão para gastar esses Obamas, vamos voltar à pergunta. Realmente, isso de ter Virtual Consoles diferentes para cada console é um grande problema que a Nintendo criou. Os jogos disponíveis em cada um são diferentes, um mesmo jogo acaba tendo que ser lançado diversas vezes e o pior é que se você compra o jogo em um console, ele não fica disponível nos demais, mesmo que o jogo exista para outros também, tornando necessário comprar novamente. Tanto FF Vi quanto Chrono Trigger, por exemplo, estão disponíveis no VC do Wii, mas não no VC do Wii U. Você pode jogar no Wii U comprando pelo Shop Channel, acessado via o Modo Wii, mas para isto você terá que comprar os créditos específicos da loja antiga e não poderá usar esse dinheiro já existente na eShop. Quanto à eles serem lançados no VC do Wii U… é uma incógnita. O FF VI tem mais chances, por já ter sido lançado no Japão, no fim do ano passado, mas o Chrono Trigger nem isso… e não houve nenhum pronunciamento a respeito, então eu se fosse você gastava com outras coisas, para não correr o risco de esperar infinitamente e acabar não usando os créditos. Vamos torcer pra que com o NX a Nintendo melhore essa questão de contas e compras unificadas…

Pedra
Chrono TriggerFinal FantasyVirtual ConsoleWii U

Bom, acho que o simples fato do jogo constar na maioria das listas de melhores jogos de todos os tempos deve ser prova suficiente que, sim, vale muitíssimo a pena. xD

Mas, claro, gosto é algo muito particular e que varia demais de pessoa pra pessoa então é impossível dizer que todos vão gostar desse jogo, assim como é impossível dizer isso para qualquer jogo (bom, pelo menos enquanto o MEU não é lançado né…). Neste caso, tenha em mente que Chrono Trigger é um jogo de RPG, com sistema de batalha por turnos e gráficos da época do SNES (um pouco melhorados na versão mobile, mas ainda assim muito próximo ao original). Então, se você tiver algo contra essas coisas – o que espero que não seja o caso – pode ser que você não goste tanto assim do jogo quanto outras pessoas. Caso contrário, vá em frente, e você encontrará um dos melhores jogos de todos os tempos.

Pedra
Chrono Trigger

Chrono Trigger tem 14 finais, incluindo o final ruim e o final exclusivo das versões mais novas (DS, iOS e Android). Além disso, um dos finais tem 5 pequenas variações que podem acontecer, dependendo de se você fez certas coisas durante o jogo ou não.

Pedra
Chrono Trigger

Sim, de fato existiu uma versão de Chrono Trigger para o PlayStation. A grande novidade, como você percebeu, foi a inclusão das animações, mas essa versão teve uma forte crítica com relação aos tempos de carregamento, que eram muito longos, principalmente considerando que a versão de SNES não tinha nada disso.

Em todo caso, naquela minha resposta à sua outra pergunta, eu falei uma coisa errada (sim, por incrível que pareça, isso acontece… às vezes) que foi observada por um leitor atento na publicação em minha coluna do N-Blast: as animações não são exclusivas à versão de PS, pois a versão de DS também as tem. Não apenas isso, o jogo de DS trouxe várias outras novidades, como melhorias nos controles, uma arena de batalha, duas novas áreas e um novo final. Então, a versão de DS é, sem dúvida, a mais completa. Ah, tem também uma versão lançada para iOS e Android que foi baseada na de DS… só que não sei quanto a você, mas pedramente falando, não gosto de jogar jogos desse calibre no celular…

Pedra
Chrono TriggerDS

Bom, antes de tudo os que estão lendo isto devem ter percebido que eu removi os nomes dos personagens da pergunta e isso é, obviamente, para não causar nenhum spoiler a quem nunca jogou o incrível jogo que é Chrono Trigger.

Então, só para enfatizar: SPOILERS À FRENTE!

Pronto? Ok, então vamos à resposta.

Primeiro, quanto à cena de Crono e Marle se casando, ela não existe nem na versão original do SNES nem na versão do DS e nem na do Virtual Console. Na verdade, ela pode ser vista unicamente na versão de PlayStation, pois é mostrada por meio de uma daquelas cenas animadas estilo anime que são exclusivas dessa versão. Você pode ver essa animação do final aqui, na qual além do casamento são mostradas outras resoluções das histórias dos personagens. Ah sim, naturalmente, essa animação só aparece se você consegue um final bom e não um dos finais ruins.

Segundo, sobre a mãe da Lucca. Na verdade ela não morre em nenhum momento da história. O que acontece é que ela sofre um acidente na máquina que faz ela perder as pernas (ou perder o movimento das pernas, já que não dá para ver com detalhes). Você pode até salvar ela deste acidente, voltando ao passado e entrando com o código (LARA) na máquina momentos antes do acidente ocorrer. Isto irá afetar o futuro da personagem no fim do jogo. Originalmente, tendo sofrido o acidente, ela se torna uma pessoa quieta, introvertida e, obviamente, sem o uso das pernas, mas se você impede o acidente, ela acaba se tornando uma pessoa bem mais alegre e animada. Mas ela não morre em nenhum cenário.

Pedra
Chrono Trigger