Olá Pedra! Eu sempre tive uma certa dúvida a respeito de certos jogos que não são lançados aqui no Ocidente para os consoles da Nintendo, em especial os jogos da franquia Digimon, na qual sou muito fã. Qual o principal motivo que impossibilita esses jogos de serem lançados aqui no Ocidente?

Bom, há muitos fatores que contribuem para as empresas decidirem localizar ou não um jogo para outras regiões, mas no fim isso se resume basicamente a uma pergunta: há um sucesso potencial desse jogo na região em questão, a ponto de compensar os gastos necessários para localizá-lo?

Acontece que localizar um jogo para diferentes regiões pode ser algo bem custoso. Se o jogo tem muito diálogo e texto, aí é mais difícil ainda, já que é necessário um trabalho pesado de tradução. Mas mesmo se há pouca coisa para traduzir, há ainda toda a burocracia, logística e trabalho de marketing que se requerem para publicar e lançar um jogo em diferentes regiões.

Sendo assim, as empresas responsáveis pelo jogo sempre tentam fazer uma previsão do sucesso que esse jogo teria em outra região. E, como falei, isso é uma soma de vários fatores, como popularidade da franquia (por isso que jogos baseados em animes não muito conhecidos fora do Japão dificilmente são localizados), popularidade do estilo do jogo, relevância na época em que seria lançado (já que o processo de localização pode levar bastante tempo), etc.

Pedra
Fofocas diversas